Notícias

07 julho 2020

Julho Verde SOS do Câncer

Dia 27 de julho, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A SOS do Câncer também está atenta e engajada na prevenção e no combate a este tipo de câncer.

#JulhoVerdeSOSdoCâncer

 

No dia 27 de julho, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A SOS do Câncer também está atenta e engajada na prevenção e no combate a este tipo de câncer trazendo sempre informações e atividades de conscientização.

 

 A DOENÇA

 

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

 

A infecção pelo papilomavírus (HPV) tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência desta doença, segundo a Sociedade Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (SBCCP), “a infecção pelo HPV é um importante fator de desenvolvimento do câncer de faringe. Uma das formas de contágio por essa infecção é por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais”.

 

INCIDÊNCIA

 

Trabalhos brasileiros demonstram que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca, segundo a SBCCP. São cerca de  41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo levantamento do INCA, o câncer de boca, laringe e demais é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

 

Outra incidência comum é entre fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas. O tabaco é responsável por 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta o risco em 5 vezes para câncer nessa região. Porém é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (menores que 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV.

 

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

 

 

Assim como nos demais tipos de câncer, o diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.

 

O câncer de cabeça e pescoço, independentemente da modalidade terapêutica escolhida (cirurgia, radio e/ou quimioterapia), causa sequelas psicológicas e anátomo-funcionais irreversíveis para qualidade de vida do paciente.

 

A cor verde e a hashtag “#JulhoVerdeSOSdoCâncer” será utilizada para disseminar a informação sobre o tema e atingir o maior número possível de pessoas, com ações na internet em nossas redes sociais visando estimular a prevenção “boca a boca”, já que a boca é alvo da doença, e dela deve sair a mensagem de alerta.

Fontes:

https://www.acbgbrasil.org

http://www.oncoguia.org.br

http://sbccp.org.br 

https://www.inca.gov.br

Escritório central:

Rua Rio de Janeiro, 1050 sala 101 - Centro

Divinópolis - MG Tel.: +55(37) 3512-4600

Telemarketing:

Rua Rio de Janeiro, 1050 sala 101 - Centro

Divinópolis - MG Tel.: +55(37) 3512-4600

Centro assistencial:

Rua Rio de Janeiro, 1050 - sala 102 - Centro

Divinópolis - MG Tel.: +55 (37) 3512-4600

TELEDOAÇÕES: (37) 3512-4600