O câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado. Cerca de 3/4 dos tumores malignos de ovário apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico inicial. É o câncer ginecológico de maior letalidade, embora seja menos freqüente que o câncer de colo do útero.

Fatores de Risco: Fatores hormonais, ambientais e genéticos estão relacionados com o aparecimento do câncer de ovário. Cerca de 90% dos cânceres de ovário são esporádicos, isto é, não apresentam fator de risco reconhecido. Cerca de 10% dos cânceres de ovário apresentam um componente genético ou familiar. História familiar é o fator de risco isolado mais importante.

A presença de cistos no ovário, bastante comum entre as mulheres, não deve ser motivo para pânico. O perigo só existe quando eles são maiores que 10cm e possuem áreas sólidas e líquidas. Nesse caso, quando detectado o cisto, a cirurgia é o tratamento indicado.

Prevenção: As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e consultar regularmente o seu médico, principalmente as mulheres acima de 50 anos. O chamado exame preventivo ginecológico (Papanicolaou) não detecta o câncer de ovário, já que é específico para detectar o câncer do colo do útero.

Marcadores Tumorais: São substâncias detectadas no exame de sangue e que aumentariam na presença de tumores malignos. No caso do ovário estas seriam o CA 125, a Alfa-feto-proteina e o beta-HCG. Estes marcadores tem baixa especificidade com grande número de falsos positivos. Os marcadores são muito úteis no seguimento da paciente com câncer de ovário, porém pouco confiáveis para o diagnóstico inicial. O CA 125, por exemplo, pode estar elevado em doenças benignas como o mioma uterino ou a endometriose.

Tratamentos: Diversas modalidades terapêuticas podem ser oferecidas (cirurgia, radioterapia e quimioterapia). A escolha vai depender principalmente do tipo histológico do tumor, do estagiamento clínico e/ou cirúrgico do tumor, da idade e das condições clínicas do paciente e se o tumor é inicial ou recorrente. Se a doença for detectada no início – especialmente nas mulheres mais jovens – é possível remover somente o ovário afetado.

Causas, sinais e sintomas: O câncer de ovário é chamado de “assassino silencioso” porque não há sintomas até que a doença tem avançado e as chances de cura ou remissão é pequena. No entanto, os seguintes sintomas são muito mais prováveis em mulheres com câncer de ovário do que mulheres na população em geral. Esses sintomas incluem:
• Inchaço
• Pélvica ou dor abdominal
• Voltar ou dor na perna
• Diarréia, gases, obstipação, náuseas, indigestão
• Dificuldade para comer ou sensação de plenitude
• sintomas urinários (de urgência ou freqüência)
• Dor durante o coito
• Sangramento vaginal anormal
• Problemas respiratórios

Mulheres com câncer de ovário relatório que os sintomas são persistentes e representam uma alteração do normal para os seus corpos. Frequência e / ou o número de tais sintomas são factores fundamentais para o diagnóstico de câncer de ovário. Vários estudos mostram que mesmo diagnosticado precocemente pode produzir esses sintomas. As mulheres que têm esses sintomas quase diariamente por mais de algumas semanas deve consultar o seu médico, de preferência um ginecologista. Prompt de avaliação médica pode levar à detecção da doença o mais cedo possível. O diagnóstico precoce fase está associada com um prognóstico melhor.

O tratamento atual do câncer de ovário é baseado na combinação da cirurgia com quimioterapia e radioterapia, às vezes.

Fonte: www.inca.gov.br