Notícias

MAIS DE 3 MIL MULHERES AGUARDAM PARA REALIZAR MAMOGRAFIAS PELO SUS

Em meio ao caos da saúde pública, a SOS do Câncer disponibilizará 100 exames gratuitos destinados a mulheres de baixa renda

Em meio ao caos da saúde pública, a SOS do Câncer disponibilizará 100 exames gratuitos destinados a mulheres de baixa  renda

Ao passo que muitas instituições intensificam os trabalhos de conscientização e prevenção ao câncer de mama no mês denominado “Outubro Rosa” – ações realizadas desde a década de 90 – muitas mulheres, ao identificarem algum sintoma e procurarem o atendimento básico, ficam “barradas” no momento em que o médico solicita um exame para o rastreamento do câncer de mama, a mamografia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que programas organizados que incluem mamografias levam ao diagnóstico precoce, bem como ao tratamento eficaz e têm reduzido a taxa de mortalidade por essa doença. Já o diagnóstico tardio, em um grau avançado da doença, necessita de tratamentos complexos e agressivos.

EM DIVINÓPOLIS

Durante a reunião ordinária desta terça-feira (3), a vereadora Janete Aparecida apresentou dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que apontam uma lista com mais de três mil mulheres aguardando para realizar o exame de mamografia através do Sistema Único de Saúde (SUS) em Divinópolis.

Muitas mulheres não conseguem custear o exame sem comprometer o orçamento familiar e ficam paradas na fila de espera, que em alguns casos ultrapassa anos.

De acordo com as informações apresentadas pela vereadora, nas 38 unidades de saúdes do município (zona rural e urbana), são 3.272 mulheres aguardando pela liberação de uma vaga. A maior procura é feita por mulheres com idade entre 40 e 49 anos, são 1.442 pedidos. Na faixa etária de 50 a 59 anos, são 765 pessoas aguardando e entre 60 e 69 anos, 497. Com idade inferior a 40 anos, são 274 mulheres. Entre 70 e 79 anos, são 264 pessoas. A menor procura é por mulheres acima de 80 anos, 30 pedidos.

As unidades de saúde com maior registro de procura pelo exame são: o Posto de Saúde Central, com 231 pedidos, seguido pela unidade localizada no bairro São José, com 224 solicitações, e 212 no Nossa Senhora das Graças.

Janete explicou que, por falta de busca política, Divinópolis perdeu o Centro de Referência da Mulher, que agora está localizado em Santo Antônio do Monte. “Então, as mulheres de Divinópolis são mandadas para lá. E o mamógrafo que tínhamos aqui em Divinópolis ainda está quebrado. Então, já não tinha e o que tinha está quebrado. E existe uma série de burocracia. Aí foi acumulando”.

A vereadora salientou ainda a necessidade de resolver a situação, visto que se trata da saúde da população. “Todos sabem da deficiência do serviço público, mas ter mais de três mil mulheres esperando, e estou falando de documento oficial […] Enquanto isso, são mães, avós, tias, mulheres morrendo por falta de prevenção”.

ESPERA

Esperando há mais de um ano, Elaine Cristina Sousa Matos, de 40 anos, relembra que, ao realizar o exame outras vezes, a demora não foi tão longa. E detalha que, após o pedido do médico, encaminhou a solicitação ao posto de saúde do bairro onde mora, mas até hoje o exame não foi agendado. “Levei para o PSF do meu bairro e até hoje nada. Fui saber o porquê da demora e me falaram que a máquina de fazer a mamografia está estragada e não tem prazo nenhum. A saúde em Divinópolis só está piorando”.

PREFEITURA

Procurada por nossa equipe de reportagem, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Divinópolis afirmou estar pesquisando todas as informações para, então, divulgar os dados. Mas, até o fechamento desta edição, não se posicionou.

SOS DO CÂNCER

A SOS do Câncer está desenvolvendo no “Outubro Rosa”, mês dedicado à mobilização e sensibilização das mulheres quanto à importância da prevenção do câncer de mama, a “Campanha de Valorização da Vida da Mulher”. A instituição disponibilizará 100 mamografias ao público feminino, que aguarda por vagas no SUS para realizar o exame.

A assistente social da SOS do Câncer, Lucilene Aparecida dos Santos, ressaltou que o auxílio da instituição beneficiará pessoas que aguardam há muito tempo para realizar o exame e não consegue pagar. “Quando há o diagnóstico precoce da doença, a chance de cura é muito alta, e precisa do exame complementar para isso. Infelizmente não podemos oferecer a mamografia a todas que aguardam, mas ajudaremos um pouco”.

As mamografias apenas foram viabilizadas graças à doação da própria população à SOS do Câncer, que realiza diversas campanhas ao longo do ano.

PARA PARTICIPAR

Para participar desta campanha, é necessário efetuar um cadastro na SOS do Câncer e apresentar cópia da seguinte documentação: CPF, RG (Identidade), comprovante de renda recente, comprovante de endereço recente, se casada, apresentar cópia de certidão de casamento, cartão do SUS, pedido de mamografia – Guia do SUS, apresentar dois números de telefone para contato, pelo menos.

A assistente social ressaltou que serão aceitas inscrições exclusivamente de mulheres que aguardam o exame pelo SUS. “Sabemos que não estão sendo agendadas muito rápido”.

O cadastro será realizado na Unidade de Apoio da SOS do Câncer, localizada na Rua São Paulo, n° 1.010, no Centro. Entre 13h e 16h, de segunda à sexta-feira, entre os dias 5 e 13 de outubro.

Mais informações através do telefone: (37) 3512-4600, de 8h às 17h