Serviços



Serviços realizados pelo Serviço Social

Com o objetivo de oferecer a população mais uma alternativa para ampará-la em sua necessidade, a SOS do Câncer se compromete também com o desenvolvimento pessoal e social de seus usuários. O apoio e orientação a um indivíduo levam em consideração sua singularidade, sua vulnerabilidade no contexto social, seus recursos culturais simbólicos, afetivos e econômicos.


Entrevista: A entrevista é utilizada coma finalidade de obter dados do indivíduo. É mais objetiva e não há intervenções; possui somente caráter informativo para o técnico.

Estudo Social: O estudo social é utilizado pelo assistente social para orientar o seu trabalho, tanto no planejamento de intervenções como para demonstrar a situação sobre uma realidade investigada ou trabalhada, proporcionando-lhe respostas às necessidades da atuação profissional (Pizzol, 2001).


Encaminhamentos: Os encaminhamentos são efetuados quando o usuário precisa de um atendimento inexistente em nossa estrutura, tais como: atendimento odontológico, fonoaudiológico, psiquiátrico, entre outros, na intenção de complementar o serviço prestado. O encaminhamento tem a sua importância na busca pela resolução de problemas vivenciados pelos usuários

Apoio à Saúde: Com uma perspectiva de redução de danos, a SOS oferece aos pacientes alternativas que minimizam as suas dificuldades diante dos tratamentos de suas enfermidades. Assim a SOS do Câncer, além do fornecimento de fraldas, custeio de exames, medicamentos não ofertados elo SUS, sondas, coletores, suplementos alimentares, dietas nutricionais, cadeiras de rodas, transportes, dentre qualquer outro recurso necessário, presta ainda o apoio e orientações sociais, nutricionais e jurídicas aos usuários e sua família


Visita Domiciliar: A visita domiciliar permite um contato com usuário em seu ambiente familiar, o que permite ao técnico, aproximar-se do vivido e do cotidiano do usuário, observando as interações familiares, a vizinhança, a rede social e os recursos institucionais mais próximos.


Reuniões e Grupos de Convivência: As reuniões contemplam desde aquelas da equipe técnica para estudo de caso ou para avaliação do trabalho realizado, articulação com a rede, até reuniões com grupos, como os de pais, mães, mulheres, terapêuticos e familiares. Os grupos de convivênvia desenvolvem a sociabilidade dos participantes; criar situações onde se possa experimentar a construção, o respeito, desenvolver as habilidades de argumentação e comunicação; estimular a cooperação e experimentar formas de resolução de conflitos.
{C}

 

Participação e Realização de Eventos: Visa levar a comunidade informações seguras acerca de prevenções de doenças. Assim desenvolvermos ações de prevenção e combate a doenças através de palestras, ações sociais e comunitárias. Ao longo de todo ano serão planejadas ações coletivas e comunitárias como rua de lazer, palestras, oficinas de inclusão e informação, mobilizações sociais, dentre outras, que devem levar a toda população envolvida informações e orientações seguras acerca do combate e prevenção ao câncer, emancipação dos direitos, políticas públicas e ainda temáticas que possam garantir melhor acesso dos usuários aos serviços existentes.

Escritório central:

Rua Rio de Janeiro, 1050 sala 101 - Centro

Divinópolis - MG Tel.: +55(37) 3512-4600

Telemarketing:

Rua Rio de Janeiro, 1050 sala 101 - Centro

Divinópolis - MG Tel.: +55(37) 3512-4600

Centro assistencial:

Rua Rio de Janeiro, 1050 - sala 102 - Centro

Divinópolis - MG Tel.: +55 (37) 3512-4600

TELEDOAÇÕES: (37) 3512-4600