Notícias

20 fevereiro 2018

Elastografia será realizada gratuitamente pela SOS do Câncer em Divinópolis

Iniciamos o ano de 2018 com esta grande conquista! O intuito da SOS DO CÂNCER é beneficiar toda população mineira,Mais um grande avanço para o diagnóstico precoce de alguns tipos de câncer foi dado em Divinópolis. A população agora pode realizar a Elastografia gratuita. 

Os interessados devem efetuar o cadastro na sede do Centro Assistencial da SOS DO CÂNCER, na Rua Rio de Janeiro, nº 1.050, sala 201.

A Elastografia é um complemento da ultrassonografia, responsável por contribuir no diagnóstico precoce, especialmente de doenças no fígado, tireoide e nas mamas. Não há restrições para realização do exame e os interessados devem comparecer à SOS do Câncer, portando documentos pessoais, como: identidade, CPF, comprovante de renda, endereço, cartão do SUS e solicitação do exame pelo médico do SUS.

Os cadastros são realizados de segunda à quinta, de 12h às 17h, e nas sextas, de 11h as 16h. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (37) 3512-4601.

ELASTOGRAFIA

De acordo com o Médico Ultrassografista Dr Felipe Greco, um dos maiores benefícios dessa conquista é a possibilidade de diagnosticar precocemente certas doenças, oferecendo maiores chances de tratamento. “Poderão ser diagnosticadas precocemente, por exemplo, doenças no fígado, como Esteatose Hepática, também conhecida como gordura no fígado, Fibrose Hepática, que é uma inflamação crônica que pode ou não evoluir para cirrose”, explicou.

Ainda conforme o especialista, no caso dos tratamentos para tireoide, o exame possibilita um diagnóstico precoce de nódulos suspeitos. Dessa forma, caso alguma alteração seja detectada, a Elastografia consegue diferenciar se a mesma é maligna ou benigna. “Se o nódulo for suspeito, o paciente será submetido a uma punção, para confirmação, ou não, de um câncer. Caso não seja suspeito, o paciente deverá realizar o exame de controle a cada seis meses”, esclareceu.

Já no caso dos exames de mama, segundo Greco, o procedimento traz as mesmas possibilidades do diagnóstico da tiroide, detectando se o nódulo é suspeito ou não. “Caso os nódulos não sejam suspeitos, a paciente deverá ser acompanhada com uma nova mamografia e um novo ultrassom em seis meses”, disse.

PREPARO

O exame não exige nenhum preparo especial e segue as mesmas exigências da ultrassonografia. No caso do fígado, é necessário o jejum de oito horas e para tireoide, não há nenhuma restrição. “Para realizar o ultrassom com Elastografia de mama, a paciente, caso acima de 40 anos, deve trazer obrigatoriamente a mamografia realizada em menos de dois anos, caso contrário, o procedimento não será realizado”, acrescentou. Já as pacientes com menos de 40 anos, precisam apenas do encaminhamento médico.

Segundo Greco, a campanha não possui um prazo de validade e espera-se manter a oferta por tempo indeterminado, beneficiando ao máximo a população”, concluiu.

 

#fiqueligado #sosdocâncerumaparceirapelavida

Escritório central:

Rua Rio de Janeiro, 1050 sala 101 - Centro

Divinópolis - MG Tel.: +55(37) 3512-4600

Telemarketing:

Rua Rio de Janeiro, 1050 sala 101 - Centro

Divinópolis - MG Tel.: +55(37) 3512-4600

Centro assistencial:

Rua Rio de Janeiro, 1050 - sala 102 - Centro

Divinópolis - MG Tel.: +55 (37) 3512-4600

TELEDOAÇÕES: (37) 3512-4600