APRESENTAÇÃO
Como tudo começou…
Em um momento informal, Dona Maria da Conceição Ribeiro contou que um dos seus maiores desejos era fundar uma associação para ajudar pessoas enfermas que passavam por dificuldades para realizar seus tratamentos.
Dona Maria, sempre realizou trabalhos voluntários, aonde poderia cuidar de pessoas necessitadas, alimentá-las, acariciá-las e assim doar grande parte do seu tempo para fazer o bem a quem necessita. Neste caminho, Dona Maria encontrou pessoas que também manifestava o desejo em fazer a diferença na vida daquelas pessoas mais frágeis. Uma dessas s que ela esbarrou nesse caminho, foi o Sr. Dario.
Dario, tristemente, perdeu a sua única irmã numa grande luta contra o câncer. Sua irmã iniciou seus tratamentos, persistiu nas orientações médicas, mas a doença venceu a vida e ela não resistiu. Nesse longo caminho pela vida, Dario a acompanhou e pode perceber nesse percurso que muitas eram as necessidades de quem sofre com o câncer e; desde então despertou seu desejo em ajudar aqueles que lutam contra essa doença.
Certo dia, dona Maria em um bate papo com Dario, comentou sobre seu desejo e ali nasceu a SOS do Câncer! Ambos convidaram outras pessoas que já estavam envolvidos nessa causa e assim colocaram em exercício a Associação para a Prevenção e Combate ao Câncer Infantil e Adulto – SOS do Câncer.
Esse grupo de amigos dedicados a atenderem as necessidades das pessoas doentes começou a dedicar parte do seu tempo, voluntariamente, para ajudar as pessoas de alguma maneira e com isso perceberam que poderiam favorecer além das pessoas acometidas pelo câncer àquelas que sofriam de outras doenças. Assim foi criado o estatuto social, que determina todas as ações e finalidades da SOS, realizaram as primeiras assembléias e criaram a mesa diretora que estaria responsável pelas deliberações das ações da entidade.
Neste momento, dona Maria foi eleita, entre o grupo de amigos, a presidente, e Dario o vice presidente; os demais se apossaram das funções de secretária, tesoureiro e conselheiros fiscais.
A partir de então, a SOS do Câncer já estava em pleno funcionamento!
Para fortalecer a entidade, a mesa diretora contratou alguns funcionários para ajudar na captação de recursos, nas tarefas administrativas e financeiras. Assim, aos poucos, cada vez mais pessoas foram ingressando ao grupo, todos com a mesma missão: proteger a vida!
Este foi um grande início.
Os objetivos
Desde a fundação, dona Maria, Dario e os demais sete integrantes na mesa diretora argumentaram os objetivos a serem alcançados pela SOS com a ajuda dos colaboradores e da população:
• Desenvolver e apoiar ações para a prevenção e combate ao câncer
• Amparar com gêneros alimentícios os usuários com câncer e se houver necessidade seus familiares também;
• Ajudar com remédios, exames de urgência, dieta alimentar, suplementos, fraldas e outros para o tratamento dos usuários;
• Transportar os usuários com maior dificuldade de locomoção até o abrigo, clínicas ou hospitais;
• Amparar e hospedar os usuários e familiares que não tenham acomodações durante o tratamento;
• Oferecer abrigo para os usuários que necessitarem.
• Apoiar e orientar os usuários e suas famílias;
• Estimular a prevenção de situações de risco e promoção dos direitos assegurados pela legislação
Com os objetivos já pontuados, foi o momento então de criarem a missão da SOS! Pois era sabido que isso era muito importante para a entidade.
A missão
Oferecer à família, alternativas para ajudar no tratamento de doenças, buscando a garantia dos seus direitos e assim reduzir as situações de risco trazidas pelo adoecimento.
A partir daí, a SOS do Câncer criou um plano de ações que pudesse fundamentar suas atividades e levar a apresentação desta Associação para a comunidade e autoridades.
A apresentação
A SOS do Câncer, entidade civil, sem fins lucrativos, foi fundada em 08 de janeiro de 2010, para atuar em todo o Estado de Minas Gerais. Visando atender pacientes com câncer e crianças com outras enfermidades que apresentam dificuldades para realizar seus tratamentos, a SOS garante o bem estar do enfermo e sua família, através de ações complementares ao serviço público ofertado. A SOS do Câncer possui sede em Divinópolis, com coordenação local e operação de telemarketing para captação de recursos.
Além do fornecimento de fraldas, custeio de exames de urgência, medicamentos não ofertados pelo Sistema Único de Saúde, sondas, coletores, suplementos alimentares, dietas nutricionais, cadeiras de rodas, transportes, dentre qualquer outro recurso necessário; o trabalho engloba o apoio e a orientação aos usuários e suas famílias.
Com isso, o trabalho socioassistencial da SOS do Câncer, busca amparar a população mineira, proporcionando alternativas capazes de minimizar os fatores que dificultam o acesso das famílias aos seus direitos básicos, os quais deveriam ser invioláveis e garantidos com supremacia e igualdade.
Ajude-nos a ajudar!
Tudo pronto? Mãos a obra!
O primeiro paciente atendido pela SOS do Câncer
O primeiro paciente atendido pela SOS do Câncer foi a criança Pedro, de 06 anos, residente em Divinópolis. Pedro sofre de paralisia cerebral e tetraplegia mista. Quando a mãe da criança procurou a SOS do Câncer, Pedro estava desnutrido, com baixo peso e necessitando de vários recursos.
Diante das necessidades de Pedro, o setor de captação de recursos – Telemarketing, deu inicio a uma campanha para que outras pessoas ajudasse a Associação a custear os benefícios a serem concedidos ao Pedro.
Primeiramente a SOS custeou uma consulta médica com um especialista neuropediatra, forneceu suplementos alimentares e fraldas descartáveis.
Logo após, foi a vez de Pedro experimentar uma cadeira de rodas adaptada especialmente pra ele. Assim, a SOS forneceu a cadeira além de uma cadeira de rodas para o banho.
Com o acompanhamento médico, surgiu necessidade do uso de medicamentos. Como a família não dispunha de condições financeiras para custeá-los, mais uma vez a SOS amparou a família e forneceu os medicamentos prescritos pelo médico além de custear ainda alguns exames não fornecidos pelo SUS.
Um tempo depois, já se percebia os avanços conquistados. Pedro melhorou sua condição nutricional, pode voltar a freqüentar a APAE, a fisioterapia e terapia ocupacional. E portanto passou a usufruir mais qualidade de vida.
Conquistas e vitórias
O Pedro foi o primeiro dentre os 437 pacientes que já atendemos, até agora!
Desde a fundação da SOS, até dezembro de 2011, muitos foram os desafios, conquistas e alegrias. Já foram realizados mais de 17 mil procedimentos.
Assim a SOS já forneceu mais de 3.500 litros/latas de suplementos e dietas nutricionais aos seus pacientes; custeou mais de 600 exames não oferecidos pelo SUS; ofertou mais de 2.500 pacotes de fraldas; já favoreceu mais de 35 pessoas com cadeiras de rodas adaptadas, já custeou mais de 270 caixas de medicamentos, além do custeio de próteses, órteses, colchões anti escaras; cadeira para banho; transportes e ainda acompanhamento social, realizado por Assistente Social. Somam-se ainda, as ações sociais comunitárias que levam a população informações e entretenimento; assim levamos um pouquinho mais de conforto as famílias! A SOS já realizou mais de 10 eventos comunitários.
Em reconhecimento dessas grandes ações e assistências prestadas à população, a SOS do Câncer em junho de 2011, recebeu o título de Utilidade Pública Municipal e o seu registro no Conselho Municipal de Assistência Social.
Mudança na diretoria
Em maio de 2011, Dona Maria, por motivos pessoais deixou a nossa presidência, mas não se afastou da importante missão de ajudar e assim continuou a fazer trabalhos voluntários. Com a sua saída, Dario assumiu o cargo e passou a contribuir ainda mais para o desenvolvimento da SOS do Câncer.
O futuro…
Com o significativo crescimento da SOS do Câncer e com suas demandas cada vez maiores, pois a cada dia, novos pacientes tem precisado da nossa ajuda; e por isso esta entidade está em busca da implantação do Centro Sociassistencial e nele instalar os serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e serviço social.
Com isso, a SOS necessita adquirir um espaço maior que acomode a todos os serviços, mas para isso, precisamos de condições para financiar essa estrutura.
Mensagem do Presidente
… tudo começou com um simples sonho que agora se concretiza; foram muitas labutas, mas valeu a pena!
São momentos únicos de alegria, satisfação e sentimento de dever cumprido ao ver no dia a dia a diferença que a SOS do Câncer faz na vida das pessoas tão necessitadas.
Você pode fazer parte dessa história! Ajude-nos a ajudar!
Dario Lopes
Janeiro de 2012