⬇️🙏🏼😍Não poderíamos comemorar o Dia Mundial das Doenças Raras de outra forma!!
Minas Gerais confirmou o primeiro caso de Atrofia Muscular Espinhal (AME) identificado pelo teste do pezinho ampliado. A paciente é uma bebê de Divinópolis, na Região Centro-Oeste, que realizou o exame em uma unidade básica de saúde do município, no dia 30 de janeiro.
O material coletado foi encaminhado ao Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência em triagem neonatal no estado. Uma equipe multidisciplinar do Ambulatório de Doenças Neuromusculares do Hospital das Clínicas vai acompanhar a criança, que já começou a tomar a medicação.
“Idealmente, é importante iniciar o tratamento ainda no primeiro mês da criança, se possível entre a segunda e a terceira semana de vida. Com isso, a criança poderá ter um desenvolvimento neuropsicomotor típico”. E isso será possivel graças ao diagnóstico precoce através do teste de pesinho ampliado que hoje ja é capaz de detectar 60 doenças.
Mais uma vitória começando pela cidade de Divinopolis-MG !! 🙌🏼🙏🏼
28 DE FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS!
SOMOS SOS DO CANCER e apoiamos essa causa!!
Repost: @marceloaro
Fontes: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/02/24/menos-de-um-mes-apos-ampliacao-teste-do-pezinho-identifica-caso-de-ame-em-mg.ghtml