JORNAL SUDOESTE DESTACA PARCERIA DA SOS DO CÂNCER COM ENTIDADES DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO/MG

A entidade SOS do Câncer, de Divinópolis fechou parceria com a Associação Integrar de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais e a Associação dos Nordestinos, de São Sebastião do Paraíso. A iniciativa possibilitará que as três instituições realizem um trabalho em parceria no município. “Estamos fazendo um trabalho transparente e queremos mostrar para toda a comunidade e divulgando para que toda a população saiba que estaremos juntos nas campanhas que serão realizadas em nossa cidade”, anunciou Marcos Vinícius Aloise, presidente da Integrar e também do Conselho Municipal de Saúde.

A iniciativa vem facilitar o trabalho que a entidade realiza no município. “Queremos afastar qualquer mal entendido que possa ocorrer em relação ao trabalho que o SOS do Câncer realiza em Paraíso, que gerou desconfiança e reclamações de algumas pessoas, inclusive no jornal”, observou Marcos Vinícius. Junto com ele também está o presidente da Associação dos Nordestinos, Creginaldo Damazio dos Santos, o Paraíba. “Estamos juntos com estas entidades e também o Conselho Municipal de Saúde para fazer este trabalho conjunto que também vai trazer benefícios para a comunidade”, observou.

Na quinta-feira, 22, uma equipe de voluntários do SOS do Câncer esteve em Paraíso quando foi iniciado o trabalho de parceria. Através de uma barraca montada na Praça Comendador José Honório foram realizados exames de medição de pressão, distribuição de panfletos e esclarecimentos sobre a atuação da entidade. “Queremos atuar de forma bem transparente para que não haja nenhuma dúvida e questionamentos sobre o trabalho que vem sendo realizado”, conclui Marcos Vinícius.

Para a assistente social Juliana Coelho, da SOS Câncer, a entidade realiza um trabalho filantrópico. “Somos uma entidade civil sem fins lucrativos, com sede em Divinópolis que foi fundada em janeiro de 2010 e que atua em todo Estado de Minas Gerais”, explica. O órgão atende pacientes de câncer crianças e portadores de outras enfermidades.

A renda arrecadada é destinada ao fornecimento de fraldas, custeio de exames de urgência, aquisição de medicamentos não ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sondas, suplementos alimentares e cadeiras de rodas. Conforme Juliana a instituição também desenvolve oficina terapêutica, grupo de convivência e transporte de pacientes. “O trabalho da SOS Câncer também engloba o apoio e a orientação aos usuários e suas famílias através de uma equipe profissional composta por assistente social, psicólogo, nutricionista, técnico e enfermeiros”, explica.

Desde a sua fundação, já foram realizados mais de 31 mil procedimentos. O destaque fica para a arrecadação e repasse de nove mil litros de suplementos e dietas nutricionais aos pacientes. Também foi feito o custeio de 800 exames não ofertados pelo SUS, além da doação de mais de 5.500 pacotes de fraldas descartáveis. “Além disso, são realizadas ações sociais comunitárias de cunho informativo em relação a prevenção de doenças, práticas de vida saudável e entretenimento”, descreve a assistente social.

A instituição que pretende continuar desenvolvendo campanhas de arrecadação no município e também em outras cidades da região, tem entre suas metas a construção da Casa de Passagem, que oferecerá apoio aos pacientes e familiares que estiverem em sua sede. “Para isso temos a campanha SOS Móvel como esta que estamos fazendo aqui em Paraíso, onde trazemos uma equipe de atendimento e realizamos campanha de prevenção ao câncer”, descreve Juliana Ela salientou que todo o material que é arrecadado é distribuído gratuitamente à população atendida. “Estamos aqui no sentido de somarmos forças, de forma transparente para garantir mais direitos a nossa população assistida”, finaliza a assistente.